Vereadores reiteram demandas em apresentação de Plano de Mobilidade Urbana e Transportes

Parlamentares levantaram questões importantes como acessibilidade, adequação de calçadas, construção de ciclovias, entre outros pontos amplamente retratados em indicações e requerimentos

Cb image default
Divulgação

Durante a exposição do Plano de Mobilidade Urbana e Transportes, os legisladores de Nova Andradina reafirmaram suas solicitações, destacando a relevância dessas demandas para aprimorar a locomoção na cidade, um tópico frequente em todas as sessões da Câmara Municipal de Nova Andradina.

No Centro de Convenções, os parlamentares participaram da apresentação das informações preliminares para elaboração do Projeto de Mobilidade Urbana e o Plano de Transportes Municipal, que será conduzido pela empresa Gasini Projetos Consultoria e Treinamento, de Maringá-PR, contratada pela administração municipal.

O legislativo foi representado pelo presidente da Casa de Leis, Dr. Leandro Fedossi. Também marcaram presença, o vice-presidente Arion Aislan, as vereadoras Cida do Zé Bugre, Gabriela Delgado e Márcia Lobo, vereadores Ceará do PT, Pedro Soares e Antonio Tomaz.

Na ocasião, os parlamentares tiveram a oportunidade de levantar questões importantes como acessibilidade, adequação de calçadas, construção de ciclovias, entre outros pontos amplamente retratados em indicações e requerimentos apresentados nesta e em outras legislaturas.

“Como legisladores temos que ajudar a pensar a cidade que queremos para as futuras gerações. A Câmara Municipal terá representante em todas as reuniões setoriais, para participar ativamente da construção deste plano de mobilidade urbana para que haja mais fluidez e segurança no trânsito, mais qualidade de vida, além da organização do espaço público e da preservação do meio ambiente”, enfatizou Dr. Leandro.

A apresentação

O Plano de Mobilidade Urbana é um instrumento de planejamento de ações de curto, médio e longo prazo. O objetivo principal é orientar para que as ações e investimentos para alcançar melhorias no sistema de mobilidade como um todo, incluindo transporte de passageiros e cargas, vias de circulação, calçadas, ciclovias e uso do solo.

Na apresentação, a engenheira Barbara Andrea Marchesini fez uma explanação sobre as problemáticas encontradas no município, bem como suas características e situação atual para maior entendimento da realidade da cidade e embasamento para as ações propostas posteriormente.

Foram apresentados dados municipais relevantes para o Plano, como dados referentes à população, frota veicular, economia, sinalização viária e uma série de elementos que influenciam no sistema de mobilidade.

Um dos pontos destacado de forma específica foi o grande número de veículos em circulação no município, quase 40 mil veículos, para uma população de 48 mil habitantes (Censo IBGE 2022). Diante da realidade, a engenheira informou que a tendência é buscar soluções que permitam as pessoas a deixarem o carro em casa e utilizar o transporte coletivo. Daí, a proposta é de realizar um estudo para verificar a possibilidade da implantação de um sistema de transporte público de passageiros operando na área urbana.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.