Publicado em 03/05/2021 às 08:33, Atualizado em 03/05/2021 às 12:39

Com Cidade Empreendedora, Nova Andradina segue rumo ao crescimento

Com ações para transformar a economia e promover o desenvolvimento da cidade, programa passou a ser executado no município este ano

Assessoria de Imprensa, SEBRAE
Cb image default
Divulgação

Nova Andradina comemorou mais um aniversário no último dia 30 de abril, quando completou 62 anos desde a instalação do município. A cidade é o oitavo maior município de Mato Grosso do sul em volume populacional e está posicionada de forma estratégica, a 300 quilômetros de distância da capital do Estado, e próxima a São Paulo e Paraná.

A localização do município contribuiu para a expansão econômica, principalmente na área da bovinocultura, o que lhe rendeu o título de “Capital do Boi”. Entretanto, atualmente, a principal vertente da economia em Nova Andradina é a área de Comércio e Serviços. Dados da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro) apontam que, em 2018, esse foi o setor que mais contribuiu para o volume do Produto Interno Bruto (PIB) da cidade. No total, a geração de riquezas resultou em R$ 1,2 bilhões e 59% desse valor corresponde ao setor de Comércio e Serviços. Em seguida, como a segunda maior contribuição setorial aparece a área da Indústria com quase 23% e a Agropecuária com 18%.

Para impulsionar, ainda mais, o crescimento de Nova Andradina, neste ano, a Prefeitura Municipal aderiu ao programa Cidade Empreendedora, oferecido pelo Sebrae. De acordo com o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/MS e titular Semagro, Jaime Verruck, a parceria vem para somar com o trabalho feito pela gestão do município.

“Parabenizo Nova Andradina pela história que construiu nesses 62 anos. Com as ações trazidas pelo Cidade Empreendedora, o município vai se desenvolver ainda mais, principalmente, na área de Comércio e Serviços que hoje é a principal vertente econômica da cidade. Estamos trabalhando junto à Prefeitura para promover o fortalecimento das micro e pequenas empresas, ajudando a criar um ambiente de negócios favorável que auxilie na transformação da econômica de Nova Andradina”, pontuou Verruck.

Com a proposta de transformar a economia e promover o desenvolvimento local a partir do fortalecimento dos pequenos negócios, o programa é executado no município desde o início de março, quando houve uma solenidade de assinatura de contrato e começou a ser feita a ação “Sebrae na sua Empresa”. Agentes da instituição visitam os pequenos negócios para identificar qual é a necessidade dos empresários e propor soluções, no total, mais de 600 empreendedores já foram atendidos.

O “Sebrae na sua empresa” é uma das ações que integram a linha de atuação do programa direcionada ao atendimento do pequeno empresário. Em Nova Andradina, esse público corresponde a 88% da densidade empresarial e ao fortalecê-lo é possível promover a geração de emprego e renda no município.

Junto com o trabalho desenvolvido na área urbana, o produtor rural também recebe o apoio do Sebrae/MS para que possa melhorar a produtividade e as vendas. Além desse suporte direto ao empreendedor, seja no campo ou na cidade, outra vertente do programa Cidade Empreendedora atua no âmbito das políticas públicas com o objetivo de desburocratizar processos e melhorar o ambiente de negócios.

Dentre as iniciativas previstas pelo programa estão a desburocratização dos processos para a abertura e alterações de empresas; incentivos às compras locais; promoção de uma cultura empreendedora e a inovação nas escolas; melhorias na Sala do Empreendedor; estímulo ao desenvolvimento empresarial; e formação de lideranças que exerçam uma gestão pública empreendedora.

Mais informações sobre o Cidade Empreendedora podem ser obtidas por meio do telefone 0800 570 0800 ou pelo Whatsapp (67) 3389-530.