Anel Viário: Ponte sobre 'Umbaracá' segue em andamento

Conclusão do contorno rodoviário é apontada como uma das prioridades da gestão (Foto: João Cláudio)

O prefeito de Nova Andradina Gilberto Garcia, elencou como meta principal no tocante à infraestrutura do município, a conclusão do contorno rodoviário leste que liga a saída para Batayporã pela rotatória da MS 134 até a MS 473, que desviará veículos pesados tanto no sentido para Ivinhema, tanto para Taquarussu. Para dar continuidade desta obra estratégica, o Governo Municipal está construindo uma ponte sobre o córrego Umbaracá.

Assim que assumiu seu mandato no começo deste ano, Gilberto Garcia mobilizou a Secretaria de Infraestrutura para agilizar os trâmites do processo licitatório com o desafio de vencer o primeiro obstáculo para a conclusão da obra: resolver a gigantesca erosão que destruiu a tubulação implantada na nascente do Córrego Umbaracá, e que agravou-se ainda mais nos últimos 5 anos em que a obra ficou paralisada.

“Nosso desafio é dar às obras a agilidade e a qualidade necessárias para atendermos os anseios dos munícipes e a conclusão da obra do Anel rodoviário faz parte dos grandes anseios da população de Nova Andradina. O tráfego pesado que danifica vias urbanas, especialmente na Avenida Ivinhema, mais que prejuízos aos cofres públicos, representa um grande risco à vida de muitos que transitam no perímetro urbano”, argumentou Gilberto Garcia.

A partir de estudos técnicos, a Secretaria Municipal de Infraestrutura indicou a necessidade de se construir uma ponte sobre o Córrego Umbaracá, além de realizar uma intervenção de contingenciamento e recuperação da erosão conhecida pela população como “buracão”. Com recursos financeiros na ordem de R$952.331,00 depositados pela União, a atual gestão iniciou um grande passo para a conclusão desse empreendimento público, construindo uma ponte com área de 153,60m². Esse repasse financeiro atendeu a um Decreto de Calamidade Pública devido aos estragos das chuvas dos últimos anos.

Os trabalhos de construção da ponte iniciaram em maio e a previsão de término é para o final de outubro. A grande expectativa do prefeito de Nova Andradina está na retomada do trecho final do Contorno Rodoviário que será implementado pelo Governo do Estado. Em visita à Nova Andradina no primeiro semestre, o Governador Reinaldo Azambuja atendeu à solicitação de Gilberto Garcia e abriu edital de abertura do processo de licitação para a contratação da empresa que concluirá o anel rodoviário. A conclusão da obra será executada pela supervisão da Agencia Estadual de Gestão de Empreendimentos (Agesul).