Sistema Comércio MS apresenta questionamentos a candidatos ao governo sobre demandas do setor

Cb image default
Divulgação

O Sistema Comércio MS (Fecomércio-Sesc-Senac-IPF) participou da sabatina promovida pelo setor produtivo de Mato Grosso do Sul, representado pela Fecomércio, Fiems, Famasul e Faems, com os dois candidatos ao governo do Estado, Capitão Contar (PRTB) e Eduardo Riedel (PSDB), no Edifício Casa da Indústria, em Campo Grande. Representantes do comércio de bens, serviços e turismo de MS apresentaram questionamentos aos candidatos sobre demandas do setor.

Entre as perguntas sorteadas a Eduardo Riedel, um dos questionamentos foi sobre o ICMS Garantido, se ele manteria o formato de cobrança. Em sua resposta, o candidato disse que a modalidade foi extinguida em 2018 e para atender ao setor pretende brigar pela reforma tributária nacional e buscar a desoneração, principalmente para setores menos competitivos. Outra pergunta foi sobre a prática da pirataria e Riedel afirmou que o problema tem impacto nos mercados legais e no social, e que pretende criar condições para inserir os pequenos empreendedores na formalidade, por meio da qualificação e competitividade.

Cada setor também pôde fazer duas perguntas ao candidato Capitão Contar. Uma das perguntas do comércio de bens, serviços e turismo foi sobre a qualificação da mão de obra. Contar afirmou que vai buscar as entidades do Sistema S para formar parcerias e proporcionar qualificação à população e que acredita no modelo de ensino focado na profissionalização. Outro questionamento foi sobre o setor do turismo e Contar citou as recomendações para o setor entregues aos candidatos pela Fecomércio-MS, elaboradas pelo Programa Vai Turismo. Disse que pretende incorporar as sugestões do programa.

O presidente do Sistema Comércio, Edison Araújo, destacou a representatividade do setor na economia do Estado, respondendo por mais de 60% do PIB de MS, e sobre a importância das decisões que serão tomadas no futuro, para a recuperação da economia. “Os empresários do comércio de bens, serviços e turismo foram um dos que mais sentiram os impactos negativos da pandemia, amargando grandes perdas econômicas. Precisamos retornar ao nosso patamar pré-pandemia e avançar ainda mais. Estamos prontos para ajudar a reconstruir o nosso Estado e o nosso País, e nos colocamos à disposição do próximo governo, para encontrarmos alternativas para os principais problemas enfrentados pelos nossos empresários e pelo nosso povo”, diz.

O evento reuniu uma plateia de empresários, produtores rurais, diretores sindicais e autoridades. A sabatina serviu como oportunidade para que os candidatos detalhassem suas propostas de governo e respondessem a perguntas do setor produtivo.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.