Confira a programação do ''Outubro Rosa'' em Nova Andradina

Atividades contam com o apoio da ACINA

Cb image default
Presidente da ACINA discursou durante a solenidade de abertura (Foto: João Cláudio)

Em Nova Andradina, pelo sexto ano consecutivo a campanha do “Outubro Rosa”, que mobiliza diversos segmentos sociais, foi aberta oficialmente em cerimônia realizada na noite desta terça-feira (03), no auditório da Câmara de Vereadores. Esta parceria envolve agentes do governo municipal e sociedade civil organizada em ações de conscientização sobre a prevenção ao câncer de mama.

Com grande público presente, a abertura despertou comoção e sentimento de engajamento das pessoas colaboradoras e propagadoras da mensagem da campanha de prevenção. Com a participação dos cantores Nayara Nantes e Gustavo Cavalcante, composições musicais que transmitiram esperança foram interpretadas brilhantemente e levou emoção aos participantes da abertura.

O cor de rosa, identificado no mês de outubro, que já tomou o cotidiano das pessoas e, consequentemente, as redes sociais, principalmente entre as mulheres em todo o país, deu o tom na solenidade que contou com os já tradicionais parceiros, a partir da iniciativa da Uniesp e Governo Municipal, que neste ano está fortalecida com a adesão da Associação Comercial e Industrial de Nova Andradina (Acina) e do Centro de Diagnóstico de HC de Barretos.

A mesa de autoridades contou com a presença do prefeito Gilberto Garcia, que abriu a campanha convocando toda a sociedade para refletir sobre a prevenção ao câncer de mama e enaltecendo os colaboradores às ações já feitas nos anos anteriores e que serão desempenhadas. “A sociedade avança quando une forças e traça objetivos muito claros e comuns. O grande desafio é zerar a mortalidade por câncer de mama, que mutila sentimentos e autoestimas. Este cuidado que vocês tem para reverter este problema de saúde e social leva a esperança de que é possível vencer com prevenção, luta, fé e dignidade os percalços que a doença causa na vida das pessoas, especialmente das nossas mulheres, que estão mais preparadas que os homens no enfrentamento dos problemas de saúde”, disse o prefeito Gilberto.

Lideranças e representantes de entidades também discursaram na abertura. Usaram da fala o secretário municipal de Saúde Norberto Fabri Junior, a representante da UNIESP Magaly Sampaio, diretor do Centro de Diagnóstico do Câncer Ademar Capuci, o idealizador da campanha em Nova Andradina Beto Laguna, o presidente da ACINA Maurício Nunes e o representante da Câmara de Vereadores Sandro Hoici.

Os vereadores Vailton Amarelinho, Joana Darc Bono Garcia e Quemuel de Alencar, além do diretor da Uniesp Henrique Barros e a secretária executiva de políticas para a mulher Jozeli Chulli também participaram do evento.

Programação de atividades educativas e de prevenção:

As atividades educativas com foco na prevenção ao câncer de mama serão desenvolvidas durante o decorrer do mês. Palestras também serão realizadas em escolas, ESFs e igrejas. No dia 7 (sábado), será realizada a Caminhada Rosa e coleta de exame preventivo na Igreja Assembleia de Deus MS, em frente à Funac. De 13 a 15/10, a campanha realiza a Feira da Primavera na Praça das Águas. No dia 14/10, coleta de exame preventivo clínico de mamas.

Em 16/10, serão realizadas diversas atividades educativas, de apoio e orientação à saúde e sobre a violência contra a mulher. No dia 21/10, coleta de exame preventivo na Clínica da Mulher. No dia 22/10, coleta de exame preventivo na Igreja Adventista do 7º Dia. Já no dia 25 e no dia 28/10, serão realizados plantões em todas as ESFs em atendimento exclusivo à saúde da mulher. Ainda no dia 28/10, coleta de exame preventivo na Igreja Batista do Ministério Restauração.

O encerramento será marcado pela premiação da melhor frase sobre o Outubro Rosa, que será entregue no Centro de Diagnóstico do Câncer.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.