Publicado em 05/10/2023 às 10:06, Atualizado em 05/10/2023 às 14:07

Sebrae e Prefeitura de Nova Andradina realizam ação de incentivo à geração de renda

Promovida pelo programa Cidade Empreendedora, inciativa foca na inclusão produtiva das pessoas em situação de vulnerabilidade, via empreendedorismo ou no ingresso ao mercado

Assessoria ,

Desenvolver as competências das pessoas é um dos passos que possibilita criar oportunidades de trabalho e de empreendedorismo. Com esse objetivo, o Sebrae/MS, por meio do programa Cidade Empreendedora, executado em parceria com a Prefeitura Municipal, realiza em Nova Andradina uma iniciativa voltada para capacitar e auxiliar pessoas em situação de vulnerabilidade social a identificarem alternativas de geração de renda para que possam garantir o sustento das famílias.

Chamada de “Metodologia das três fases”, a ação teve início no município nesta segunda-feira (02), com o primeiro encontro do grupo que será acompanhado até 2024. Ao todo, 30 pessoas foram selecionadas pela Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social (Semcias) para participarem da iniciativa que tem a proposta de resgatar a autoestima, fomentar o desenvolvimento pessoal, e possibilitar a inclusão produtiva, seja por meio do empreendedorismo ou pela conquista de uma vaga no mercado de trabalho.

A secretária Municipal de Cidadania e Assistência Social de Nova Andradina, Delma Prado Cavalcante, deu boas-vindas às participantes do evento, salientando a oportunidade que estão tendo, com o objetivo de conquistar a autonomia financeira e a autoestima. “Esta parceria com o programa Cidade Empreendedora do Sebrae é muito importante para nós nesse momento que queremos oportunizar às participantes uma mudança de vida”.

Na opinião da maioria das participantes, o desejo é de empreender e conquistar crescimento pessoal. “Tenho certeza de que esse programa vai me ajudar a crescer, a melhorar minhas vendas de doces e salgados, e até de criar outros negócios”, declara a empreendedora Rosalina Silva.

Segundo a coordenadora da Unidade de Competitividade Empresarial do Sebrae/MS, Isabella Fernandes, a ação é uma das principais entregas do ciclo Expansão do programa Cidade Empreendedora para o município e pertence ao eixo “Cidade Inclusiva”. O trabalho vem para combater a vulnerabilidade social e trazer mais qualidade de vida para as participantes.

“A ‘Metodologia das três fases’ é uma tecnologia social que possui como grande diferencial o acompanhamento efetivo do grupo e a atenção as particularidades que ele possui. Quando acompanhamos as participantes, conseguimos identificar a evolução de cada uma, além de ajudá-las a superar desafios. Esse trabalho, juntamente com as conexões que o Sebrae é capaz de fazer para que elas possam encontrar alternativas de geração de renda, exerce o papel importante de auxiliar essas as pessoas a construírem um novo futuro com mais qualidade de vida para as famílias”, pontuou Isabella.

Fomento à inclusão produtiva

Para auxiliar no desenvolvimento pessoal e profissional das participantes, a “Metodologia das três fases”, como o próprio nome diz, traz três etapas de atuação: desenvolvimento humano, capacitação profissional e geração de renda. A primeira fase é voltada para desenvolver o potencial, a confiança e a autoestima das participantes, bem como as competências e aptidões de cada uma. Depois disso, na segunda etapa, são promovidas qualificações profissionais e de empreendedorismo, para que elas obtenham conhecimento e se preparem para o futuro. Já na terceira e última fase, são oferecidas mentorias e consultorias individuais para apoiá-las a começarem a trabalhar, seja em um emprego ou como empreendedoras.

A iniciativa faz parte do eixo “Cidade Inclusiva”, uma das principais estratégias escolhidas pela Prefeitura Municipal ao renovar a parceria com o Sebrae/MS para a execução do ciclo Expansão do programa Cidade Empreendedora. Além de gerar oportunidades de aquisição de renda por meio do empreendedorismo ou inserção no mercado de trabalho, a vertente também traz outras ações que tem como propósito a inclusão produtiva como o fortalecimento das organizações, como Associação Comercial e Sindicato Rural, de modo a fomentar o empreendedorismo e formar uma rede de apoio.