Sala do Empreendedor vai à Casa do Trabalhador para estimular empreendedorismo

Palestra dissemina conhecimento sobre gestão empresarial e pessoal para pessoas desempregadas interessadas em abrir o próprio negócio

Transformar desempregados em empreendedores. É com este propósito que a equipe da Sala do Empreendedor foi até a Casa do Trabalhador para ministrar palestra sobre temas ligados à formalização e regularização de pequenas empresas e abertura de novos negócios.

A ação foi desenvolvida por meio do Programa Acessuas Trabalho, onde a Sala do Empreendedor e a Casa do trabalhador são parceiros, atuam na disseminação do conhecimento sobre gestão empresarial e pessoal, estimulam o empreendedorismo de forma organizada e regulamentada, segundo as normas vigentes.

Dirigida às pessoas desempregadas, a palestra foi ministrada pelo gerente da Sala do Empreendedor, Silvano Correa. No grupo formado por cerca de 20 trabalhadores estava Talia Roberta, uma jovem de 18 anos apaixonada por esporte e que sonha em conquistar uma vaga no mercado de trabalho.

Talia conta que dos 7 aos 16 anos de idade sempre se dedicou a prática de esportes. Começou no futsal na Escola Estadual Padre Anchieta. O talento a levou para diversas cidades e clubes esportivos por vários anos. Aos 13, entrou para o time de futsal da Fátima Gaioto Sampaio. Aos 16 anos, surgiu uma nova paixão: o basquete, que também lhe proporcionou muitas vitórias. Porém, passada a fase escolar e sem idade para poder competir, teve que deixar o esporte para o segundo plano.

Atualmente, a jovem cursa teatro e está em busca de uma colocação no mercado. “Procuro uma vaga de emprego na área de atendimento ao cliente, pois, tenho facilidade e habilidade para lidar com as pessoas”, comenta.

Já o ex- auxiliar de mecânica automotiva, Cleiton Henrique (22), apesar de jovem soma algumas experiências no mercado de trabalho na área de vendas e açougue, tendo assumido cargos de promotor de vendas, auxiliar de açougueiro, entre outras funções.

No ano passado, desempregado, começou a fazer “bicos” em algumas tabacarias da cidade como Bar tender (pessoa que prepara drinks e coquetéis). Foi assim que descobriu sua vocação. “É uma paixão, me encontrei nesta profissão. Hoje com 22 anos tenho a formação de Bar tender, uma microempresa que presta serviços em festas e eventos e trabalho num restaurante de comida oriental no período da noite, onde eu desenvolvo várias atividades dentro da cozinha”, conta Cleiton, que já participou de várias oficinas oferecidas pelo ACESSUAS TRABALHO.

“Aprendemos a conhecer nós mesmos e não só a nos preparar para o mercado de trabalho como também a ser donos do nosso próprio negócio, como começar, calcular, como fazer funcionar de maneira eficaz. Valeu muito a pena participar dessas oficinas”, revela o jovem empreendedor.

A temática da palestra

A temática debatida na palestra parte das dificuldades que as pessoas podem encontrar ao iniciarem uma atividade sem planejamento na tentativa de obter uma renda complementar, ou quando lançam mão de um recurso financeiro de uma renda fixa para compra da matéria-prima, entre outras equívocos que podem levar seu empreendimento a não prosperar.

“Se você não consegue fazer a gestão de seu negócio, separar contas da casa com contas da empresa, separar o que é salário, o que é depreciação dos bens, capital de giro, custo fixo custo variável, não consegue chegar em seu preço de venda. Esses fatores são preponderantes na hora de tornar seu negócio rentável”, comenta o gerente.

Sobre a questão da legalização de um negócio, o profissional especializado em gestão esclarece que a Sala do Empreendedor orienta sobre os documentos necessários, principalmente na área de alimentação, que representa o setor com maior número de novos empreendimentos.

O interessado terá acesso a todos os passos para abertura de empresas e terá a oportunidade de participar das oficinas de apoio ao Empreendedor conforme agenda estabelecida pela secretaria.