Nova Andradina tem saldo positivo na abertura de empresas

“A economia da cidade mostra mais uma vez seu dinamismo e que é capaz de resistir à crise e se manter crescendo”, analisa secretário da Semadi

Cb image default

Empresários apostam no desenvolvimento de Nova Andradina (Foto: João Cláudio/PMNA)

Apesar da crise da economia brasdileira, Nova Andradina tem saldo positivo na abertura de empresas em 2017. De 2 de janeiro a 04 de dezembro de 2017, 492 empresas abriram as portas enquanto que 153 encerraram as atividades na capital do Vale do Ivinhema. O saldo registrado é de 339 novos negócios abertos.

Os segmentos que mais cresceram foram vestuário e alimentos, que juntos foram responsáveis pela criação de 90 empresas. Destaque ainda para obras em alvenaria (26), transporte de cargas (24), cabeleireiros, manicure e pedicure (14), atividades médicas (12), serviços de manutenção, reparação mecânica e elétrica de veículos automotores (12) bares e estabelecimentos especializados em serviços de bebidas (10), hortifrutigranjeiros (9), serviços de pintura (8), fabricação de produtos de padaria e confeitaria (8), entre outros.

O secretário municipal de meio ambiente e desenvolvimento integrado (SEMADI), Hernandes Ortiz, analisou esses números e concluiu que é fundamental verificar os motivos que levaram ao fechamento dessas empresas, mas não se pode negar que a economia da cidade mostra mais uma vez seu dinamismo e que é capaz de resistir à crise e se manter crescendo.

Para Ortiz, o país está recuperando sua capacidade de investimentos e os empreendedores devem se preparar para a concorrência de mercado. No âmbito local, isso não é diferente. Quem pretende abrir um negócio precisa procurar informação, capacitação e consultorias especializadas para ajudá-lo nesta tarefa de empreender.

“Ás vezes, a pessoa tem um sonho de abrir uma loja de confecção, por exemplo. Junta um dinheiro e monta o seu próprio negócio. No entanto, não faz um estudo de mercado, não verifica se a cidade tem demanda para abrigar uma empresa deste ramo, não faz um planejamento. Em alguns meses, acaba fechando seu empreendimento, daí, põe a culpa na crise, no cliente, nas pessoas ou na cidade. Sonhar não é suficiente para uma empresa dar certo”, alerta o gestor.

Empresários apostam no desenvolvimento de Nova Andradina

Proprietários da franquia Bocaditos, inaugurada há 6 meses, a professora Lidiane Peres dos Reis e o bancário Fagner Rodrigues dos Reis estão muito satisfeitos com o seu empreendimento. Eles contam que chegaram ao município em 2012, vindos de Deodápolis e Gloria de Dourados, respectivamente, e desde então, alimentavam o desejo de abrir seu próprio negócio.

A escolha pelo ramo da alimentação não foi por acaso: “É um setor que cresce muito em Nova Andradina”, avalia Lidiane, que deixou as salas de aula para cuidar do empreendimento. O esposo ainda trabalha numa agência local, mas quando acaba o expediente bancário, lá está ele atrás do balcão. Na opinião da empresária, o preço acessível, o ambiente e a qualidade do produto tem atraído a clientela. “Pesquisamos durante anos uma franquia e chegamos ao Bocaditos, que é do nosso estado de Mato Grosso do Sul. Estamos muito contentes porque o negócio caminha bem. A cidade te oferece essa condição, tem uma vocação para o ramo de alimentação”, comenta Lidiane.

Outra empresa que nasceu este ano no município é a “HR Detalhes”, loja especializada em presentes. O negócio pertence a quatro investidores, 3 que vieram de Iporã do Oeste, estado de Santa Catarina e 1 de Rondônia. Jones Heep, um dos proprietários, revela que apostou em Nova Andradina porque é uma cidade agradável, boa para viver com a família e, que dentro do cenário nacional, tem espaço para este empreendimento. “Já viajei o Brasil todo, conheci muitas cidades por causa do trabalho, morei em Bataguassu e outros municípios. Aqui é um lugar que está crescendo, bacana, um polo de desenvolvimento”, acredita o empresário.

Questionado sobre como conheceu a Cidade Sorriso, Jones citou o seu parentesco com os proprietários da Cacau Show, franquia de chocolate. “Vim ajuda-los na administração do negócio deles, mas sempre quis abrir uma loja de presentes, diferenciada. Após uma ampla pesquisa de mercado, com fornecedores e logística, vimos que era viável. Estamos funcionando há quase dois meses e com dedicação e muito trabalho as coisas estão acontecendo”, detalha Heep.

Empreendedorismo

Com apoio da ACINA, a Prefeitura trabalha para estimular o empreendedorismo na cidade. A Sala do Empreendedor é uma das apostas da Semadi (Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Integrado), onde empresários de micro e pequenas empresas e microempreendedores individuais têm orientação para formalização de empresas, capacitação e acesso a serviços de consultoria, intermediação de crédito e busca tecnológica.

Esses serviços de consultoria são oferecidos por meio de parceria com Sebrae, Senai e Senac, que disponibilizam ainda palestras e outros tipos de assessoria específica para o empresário. Somente neste ano, foram mais de 11 mil atendimentos.

“Existem ferramentas que estão à disposição dos empreendedores, gratuitamente. Também temos profissionais treinados e capacitados para ajudar quem precisa de apoio. A saúde financeira da sua empresa depende do comportamento proativo do empresário. Nós estamos aqui para dar um suporte no que for necessário”, explica Hernandes Ortiz.   

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.