Em dois anos, sucesso de empreendedora leva à fusão de dois negócios

Depois de iniciar café e bistrô, crescimento rápido gerou união dos dois serviços e já prevê inauguração da empresa em espaço expandido.

Para empresária, produção artesanal é marca de qualidade (Foto: Santi Comunicação)

Em menos de dois anos mudar de modalidade empresarial, criar uma nova empresa, unir dois negócios e expandir. Segundo a médica veterinária Debora Carvalho dos Santos, de 28 anos, este crescimento rápido e expressivo não estava previsto quando iniciou a primeira empresa em julho de 2016, o Café da Sogra, idealizado juntamente com sua sogra, Vanda Cristina Caputo Gonçalves Ribeiro, de 55 anos.

“Nós pensamos que daríamos conta de tudo sozinhas”, relembra. As duas primeiras funcionárias da empresa, na verdade foram contratadas de início apenas para uma diária na inauguração. “O movimento foi tanto que elas já ficaram conosco”, complementa. E a demanda continuou crescendo veloz. Em um ano, a equipe já contava com o dobro de funcionárias.

Nesse período, foi necessário alugar uma cozinha para ampliar a produção. Além disso, a empresa já se preparava para migrar da categoria de negócio de Microempreendedor Individual (MEI) para Microempresa (ME). Junto com as mudanças no empreendimento, que completava cerca de sete meses, Debora também se deparou com uma grande mudança na vida pessoal ao descobrir sua primeira gravidez. O desafio foi superado com tranqüilidade: “tudo colaborou. Foi uma gestação muito tranqüila e minha filha é um anjo”, conta.

Para quem contempla um negócio consolidado tão rapidamente, talvez seja curioso conhecer a motivação da empreendedora, que partiu de um momento espontâneo. “Era um domingo de Dia das Mães quando minha sogra disse que o sonho dela era ter um café. Eu disse: então vamos montar um café! Na segunda-feira já fomos ver salões comerciais”. Na mesma semana, a empresária aproveitou uma viagem à capital, Campo Grande, para realizar uma pesquisa: “minha sogra estava até um pouco assustada. Eu já a levei para dar uma volta, conhecer cafeterias. Voltamos e já fomos iniciar o projeto da empresa”, detalha.

A partir da indicação de uma amiga, que comunicou sobre a disponibilidade de uma locação anexa a um supermercado, a ideia ganhou o desenho concreto. “Toda a produção inicial foi nossa. Testamos receitas, criamos. Até hoje guardamos as fotos dos primeiros experimentos. Já rimos muito dessas lembranças”, brinca a empreendedora. Sogra e nora conduziram o Café por mais de um ano e meio, até dona Vanda optar por dedicar-se a projetos familiares.

Um segundo empreendimento

Débora explica que, embora goste muito da profissão de formação, na qual se dedicava a animas de grande porte, a paixão pela culinária existe desde a adolescência. “Eu sempre amei cozinhar, principalmente comida do dia a dia e salgados. Eu fazia esfirras para vender na escola. Sempre gostei disso”, descreve. A afinidade com a cozinha e o crescimento da primeira empresa levaram Débora a criar o Bistrô Casa da Sogra, inaugurado em novembro de 2017. O restaurante funciona em outra sala do mesmo anexo.

Expansão – café e bistrô num lugar só

Todo o trabalho resultou em mais crescimento. Agora, a empresária finaliza os detalhes para a inauguração da nova empresa, Casa da Sogra – Café & Bistrô. Ambos os serviços serão prestados em um novo prédio, maior e mais confortável. O espaço tem capacidade para 80 pessoas e, instalado entre o Abevê Supermercado, que abriga as empresas atuais, e Autonan, tem localização privilegiada para a clientela já formada.

“A intenção é manter a proximidade com todos os clientes. Eu acredito que esta presença é muito importante. Com os dois negócios reunidos no mesmo espaço, temos facilidade de gestão e posso acompanhar a demanda com eficiência”, analisa Debora.

Previsto para entrar em funcionamento na primeira quinzena de junho, o Casa da Sogra – Café & Bistrô é um mix da oferta já conhecida pelos clientes com novidades agregadas. “Com relação à estrutura, agora temos um espaço kids, o que deixa o ambiente muito mais confortável para pais e filhos. Também há banheiro próprio”, adianta. “Já sobre os produtos, o cardápio continua inovando e seguindo o perfil do bistrô, pois variamos os pratos diariamente”, ressalta.

O novo estabelecimento também tem previsão de abrir esporadicamente à noite e em um domingo por mês. “É um projeto. A intenção é aproveitar períodos específicos, mas estamos ajustando ainda”, esclarece. Otimista, a avaliação da empresária sobre o “case” de sucesso é simples: “tudo o que fazemos com leveza, força de vontade e amor, dá certo!”

Serviço

Inauguração do Casa da Sogra - Café & Bistrô: primeira quinzena de junho de 2018, a partir das 15h. Endereço: Avenida Antônio Joaquim de Moura Andrade, nº 320, entre o supermercado Abevê e Autonan.

Mais informações pelo telefone (67) 99978-6626 e no Facebook, perfil Debora Debora Casa da Sogra - www.fb.com/debora.deboravanda - e páginas Casa da Sogra e Café da Sogra - www.fb.com/bistrocasadasogra/ www.fb.com/cafedasogra2016/ .