Publicado em 20/05/2020 às 11:20, Atualizado em 20/05/2020 às 15:21

Confira as vantagens do Certificado Digital A1

Com o crescimento de CNPJs, o Certificado Digital se torna assunto recorrente entre os empreendedores e empresários, especialmente quando falamos de emissão de nota

Certisign,

De acordo com dados da consultoria de crédito Boa Vista, o número de empresas abertas no Brasil, de janeiro a agosto de 2019, já é 16,8% maior em relação ao ano passado. A maior representação ficou por conta do MEI (Microempreendedor individual), que sozinho teve aumento de 78.8% de todos os casos.

Entre as questões levantadas, algumas perguntas se tornam frequentes como: quais os benefícios do Certificado Digital? Qual deles escolher? Por que ele é essencial? A1 ou A3? E como adquiri-lo? Neste artigo vamos responder essas e outras dúvidas que te auxiliarão a entender melhor os benefícios do Certificado Digital A1. Confira!

Entenda o que é o Certificado Digital

Antes de falarmos sobre o Certificado Digital A1, é preciso entender o que é o Certificado Digital. Simplificando o conceito, ele nada mais é do que a sua Assinatura Digital seja ela de pessoas físicas ou jurídicas, garantindo a autenticidade e validade jurídica das transações feitas no mundo digital.

Com ele, pessoas físicas ou jurídicas podem assinar documentos de maneira digital e realizar operações como emissão de notas e cupons fiscais, além de comprovante de transporte eletrônico. É também por meio do Certificado que se pode efetuar um login seguro em bancos, sites do governo, é importante destacar que o uso da Certificação vai além das obrigações fiscais, atualmente existem mais de 2 mil aplicações que fazem uso dessa tecnologia. Lembrando que o Certificado Digital também auxilia na otimização do tempo, o que acarreta um maior lucro.

Tipos de Certificado Digital

Atualmente existem dois tipos de Certificados Digitais, o A1 e o A3. Ambos realizam a mesma função, mas possuem algumas diferenças importantes que devem ser levadas em conta na hora de escolher o melhor para seu negócio.

Diferenças entre o Certificado Digital A1 e A3

Existem apenas duas diferenças básicas entre esses dois tipos de Certificado: a maneira como os dados são armazenados e seu tempo de validade.

O primeiro modelo é valido por um ano. Ele armazena os dados digitalmente, ou seja, diretamente de uma chave criptografada em seu computador. Já o A3, com validade de até 5 anos, necessita de uma mídia física para a geração das chaves, como o token, smart cards ou na nuvem.

Mas se ambos realizam a mesma função, como saber qual escolher? Essa é com certeza uma das maiores dúvidas de empresários e empreendedores na hora de escolher o Certificado Digital da sua empresa. Para te auxiliar nesta busca, vamos falar sobre algumas vantagens em ter este tipo de certificado.

Vantagens do Certificado Digital A1

Uso simultâneo em dois ou mais computadores

Sempre que é solicitada a emissão do Certificado, é gerada uma chave codificada pública, que só pode ser lida por outra chave criptografada privada, que fica armazenada no seu computador. É como se fosse enviado um cofre, que só você possui a chave para abrir. Mas não se engane ao acreditar que o Certificado deva ficar apenas em uma máquina. Essa é, inclusive, uma das vantagens do Certificado Digital A1. O Certificado pode ser instalado em uma rede e estar à disposição de qualquer terminal conectado à essa rede.

Dessa maneira, o Certificado Digital A1 pode ser utilizado de maneira simultânea. Ideal para quem possui setores fiscais e contábeis em ambientes físicos diferentes. Além disso, quem possui o A1 pode realizar a emissão de nota fiscal fora da sede, já que soluções online de emissão são permitidas.

Impossibilidade de extravio

Como dito anteriormente, é possível fazer cópia de segurança do Certificado Digital A1. Possibilitando realizar backups de segurança que o protegeram caso o computador, notebook, celular ou tablet queimem, sejam roubados ou simplesmente pare de funcionar.

Como adquirir e renovar o Certificado Digital

Depois de conhecer as vantagens do Certificado Digital A1 e ter a certeza de que ele é a escolha ideal para a sua empresa, é hora de aquiri-lo. Para isso, basta acessar o site de uma Autoridade Certificadora de confiança, como a Certisign, e realizar a compra. Finalizado esse processo é necessário reunir os documentos e entrega-lo a Autoridade de Registro credenciada, para que a identificação presencial seja efetivada.

Já na hora de renovar o seu Certificado A1 (se você for pessoa física) todo o processo pode ser feito de forma digital (limitado a uma única vez, a próxima precisa ser presencial). Já as pessoas jurídicas podem efetuar a renovação online, mas a entrega dos documentos deve ser presencial em um dos locais disponíveis.