Com presença de autoridades, tem início EmpreendeFest, 1º Festival de Empreendedorismo do Sebrae

Com um público de mais de 800 pessoas, teve início o EmpreendeFest – 1º Festival de Empreendedorismo do Sebrae, que celebra o Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa, comemorado em 5 de outubro. A abertura oficial do evento, realizada no começo da tarde desta quinta-feira (5), contou com a presença do governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, membros do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae/MS e demais autoridades. A programação intensa de atividades segue até amanhã (6), no Bosque Expo, em Campo Grande, das 14h às 22h.

O governador Eduardo Riedel deu as boas-vindas ao público e destacou que iniciativas como o EmpreendeFest vêm para somar com a atuação de diferentes entidades que visam melhorar o ambiente de negócios para quem quer empreender, e com isso, contribuir para o desenvolvimento do estado. “Hoje, 5 de outubro, é dia de comemorar a Micro e Pequena Empresa, o empreendedorismo. Por isso o Sebrae e os parceiros estão realizando o primeiro EmpreendeFest, reunindo aqui toda a cadeia produtiva, todos aqueles que empreendem ou que têm vontade de empreender, para conhecer os casos de sucesso e orientações técnicas para ajudar a construírem o seu sonho em busca de um negócio próspero. E isso ajuda muito o Mato Grosso do Sul, cada um que empreende terá uma oportunidade, gerando desenvolvimento”, disse o governador.

Reforçando a importância dos pequenos negócios para a economia do estado, o vice-presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae/MS e presidente do Sistema Comércio em Mato Grosso do Sul, Edison Ferreira de Araújo, pontuou que o Dia da Micro e Pequena Empresa lembra a sociedade deste segmento fundamental. Atualmente, segundo dados da Receita Federal, de setembro de 2023, são 322 mil empresas no estado. Deste total, os pequenos negócios respondem por 88%, sendo 285.137 empreendimentos distribuídos em: 172 mil Microempreendedores Individuais (MEI), 95 mil Microempresas (ME) e 17 mil Empresas de Pequeno Porte (EPP).

“Os pequenos negócios são a base da economia do país. Em Mato Grosso do Sul, eles representam praticamente 90% do total de empresas. Entre janeiro e julho deste ano, contribuíram com mais de 17 mil vagas de emprego no estado, com destaque para o setor de comércio e serviços. O dia da Micro e Pequena Empresa celebra a importância desse porte de empresas. E, a razão de existir do Sebrae é para mostrar essa importância”, comentou o vice-presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae/MS, e presidente do Sistema Comércio, Edison Araújo.

“Por que criar um dia para a pequena empresa? Porque são esses empreendimentos que movem a economia. Em cada um dos nossos municípios, há um pequeno negócio. Qualquer lugar que nós vamos, no Brasil, tem algum sonhador que acorda cedo e faz acontecer. E o papel do Sebrae é apoiar os pequenos empresários. Hoje no EmpreendeFest nós estamos aqui claramente mostrando oportunidades para os empreendedores aproveitarem, fecharem parcerias e adquirem conhecimento”, complementa o diretor-superintendente do Sebrae/MS, Claudio Mendonça.

Também participaram da abertura do EmpreendeFest a primeira-dama de Mato Grosso do Sul, Mônica Riedel e os demais conselheiros do Sebrae/MS: o secretário da Semadesc, Jaime Verruck; o diretor-presidente da Funtrab, Ademar Silva Junior, o 1º vice-presidente regional do Sistema Fiems, Luiz Claudio Fornari; o 6º vice-presidente Regional do Sistema Fiems, Zigomar Burille; o presidente do Sistema Faems, Alfredo Zamlutti; o vice-presidente do Sistema Faems, Nilson Aparecido dos Santos; o reitor da UFMS, Marcelo Turine; a vice-reitora da UFMS, Camila Ítavo e o superintendente de Rede da Caixa Econômica Federal, Augusto Cesar Merey Vilhalba. Além deles, estiveram presentes a diretora-técnica do Sebrae/MS, Sandra Amarilha, e o diretor de Operações do Sebrae/MS, Tito Estanqueiro, entre outras autoridades.

EmpreendeFest

O 1º Festival de Empreendedorismo do Mato Grosso do Sul contará ainda com atrações culturais, mais de 80 expositores com produtos e serviços e muita inovação para os pequenos negócios. No espaço, os visitantes poderão percorrer o Palco Sebrae Startups, Espaço com expositores, Arena Business e Arena Games, e Sala de Oportunidades. As inscrições poderão ser feitas através do link empreendefest.com.br e será transmitido também de forma on-line.

Em um dos ambientes do EmpreendeFest, o Palco Sebrae Startups mostrará tendências em uma exposição de 20 startups, projetos do Living Lab – laboratório de inovação do Sebrae/MS, e palestras sobre inovação aberta, investimentos, e como inovar na prática. Já em outro ambiente, os visitantes poderão conferir, por exemplo, produtos dos expositores participantes do Sebrae Delas – programa de aceleração com o objetivo de aumentar a probabilidade de sucesso de ideias e negócios liderados por mulheres –, e do selo Made in Pantanal, ação do programa Pró Pantanal, que dá suporte aos pequenos negócios localizados no bioma.

Além de uma estrutura pensada para surpreender, grandes nomes do mercado vão inspirar empreendedores de todo o estado. Entre os palestrantes confirmados, Martha Gabriel, top 100 professores experts em tecnologia no mundo, referência nas áreas de estratégias digitais de negócios, tendências e inovação; Marcos Piangers, autor do best-seller O Papai é Pop com mais de 500 mil cópias vendidas, com experiência na Rede Globo; Diego Ribas, comentarista e ex-futebolista brasileiro pelos maiores clubes de futebol; Natalia Beauty, uma das mulheres mais influentes do mercado de beleza, fundadora do Natalia Beauty Group, presente em mais de 10 países, com faturamento de R$ 30 milhões; e Douglas Viegas “Ninja”, ex-jogador de basquete no Brasil e Estados Unidos, e atualmente influenciador.

Serviço – EmpreendeFest – 1º Festival de Empreendedorismo do MS

Data: 5 e 6 de outubro