Cinco dicas para aumentar suas vendas no Dia dos Namorados

Sebrae reuniu um conjunto de sugestões para ajudar os donos de pequenos negócios a se prepararem para uma das principais datas do comércio no Brasil

Uma das principais datas comemorativas para o comércio, o Dia dos Namorados (12 de junho) tem, tradicionalmente, a capacidade de aquecer as vendas durante o mês de junho. Segundo a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), a data movimentou R$ 15,6 bilhões no varejo em 2018. Ocasiões assim, são conhecidas por gerar um maior fluxo de clientes nas lojas. Mesmo que o momento esteja propício, para que a oportunidade de negócios seja melhor aproveitada, é muito importante investir em estratégias que atraiam e fidelizem clientes.

Veja cinco dicas que o Sebrae preparou para apoiar o aumento das vendas de sua empresa. Confira também as sugestões no Canal do Sebrae no YouTube

1. Planejamento

O empresário precisa se antecipar para não ser pego de surpresa. Além dos presentes, os casais preparam uma celebração, que impacta no aumento das reservas nos restaurantes, por exemplo. O segmento de artigos e enfeites também vê a demanda crescer na ocasião. Portanto, no caso de uma loja de roupas, por exemplo, ficar atento ao estoque, variar o mix de produtos e oferecer condições especiais de pagamento e troca, são alguns dos benefícios que podem atrair os clientes para o seu negócio.

2. Atenda em todas as plataformas disponíveis

Grande parte dos brasileiros costuma deixar a aquisição do presente do amado ou da amada para a última hora. Com o esperado aumento da demanda, é vital se preparar para conseguir atender os clientes com rapidez e agilidade. O avanço tecnológico e a expansão das ferramentas de comunicação exigem que as empresas ampliem as plataformas de atendimento. Investir em chats e aplicativos como o Whatsapp é uma forma não só de contribuir com o aumento das vendas, como de fidelizar esse cliente. É essencial estar preparado para que o atendimento aconteça em tempo real. O consumidor anda cada dia mais exigente e não gosta de esperar.

3. Ofereça mais que uma venda

Qualifique sua equipe para oferecer mais do que os produtos disponíveis na loja. Tenha em mente que a data é factual, os clientes, não. Garanta que o consumidor viva uma experiência prazerosa que, após a efetivação de compra, traga a ele convicção de que fez um bom negócio e inspire o desejo de retornar. Comentários voluntários e positivos sobre sua marca ou serviços na internet são excelentes para trazer mais vendas.

4. Aumente o ticket médio

Ofereça mais produtos, sugira outras vendas para compor o presente e evidencie o custo-benefício das aquisições. Dê descontos progressivos por volume e, se possível, indique uma contrapartida, como um brinde ou frete grátis, em caso de vendas virtuais.

5. Abuse das redes sociais

O comércio digital tem um apelo visual imensurável. O internauta é pescado principalmente pelos olhos. Divulgue fotos dos seus produtos e serviços e que valorizem sua marca. A descrição detalhada do que você comercializa é importante. Linguagem despojada e criativa pode ser o diferencial. Divulgar promoções e vantagens também é uma boa alternativa para atrair novos clientes.