Cidade Empreendedora: Nova Andradina define ações para Plano de Desenvolvimento Econômico

Documento elaborado em parceria com o Sebrae, vai nortear a execução do programa Cidade Empreendedora no município

A equipe da Prefeitura Municipal de Nova Andradina e lideranças locais do município, como membros da ACINA, SINCONOVA e do Sindicato Rural, participaram de reunião com o Sebrae/MS para estabelecer ações de melhorias para a cidade. O encontro seguiu os protocolos de biossegurança e foi realizado no auditório da prefeitura.

Como parte do programa Cidade Empreendedora, a reunião consistiu na Oficina de Planejamento Participativo (OPP) que propõe, a partir do diálogo com os interlocutores do município e das análises de pesquisas socioeconômicas feitas pelo Sebrae, a elaboração de um Plano de Desenvolvimento Econômico (PDE) para a cidade. O documento vai nortear a execução do Cidade Empreendedora em Nova Andradina.

De acordo com o prefeito de Nova Andradina, José Gilberto Garcia, o encontro foi bastante produtivo e relevante para o município. “A participação dos representantes foi muito importante para que todos pudessem assimilar o que foi discutido e colocar em prática, essa é a nossa preocupação. Acredito que dessa maneira vamos alcançar o desenvolvimento de Nova Andradina”, ressaltou o gestor.

Segundo o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Integrado, Hernandes Ortiz, a oficina veio ao encontro do trabalho que é feito pelo poder público e proporcionou a integração dos representantes em prol do município. “Não se faz uma gestão solitária, isso é algo do passado. A gestão moderna busca interagir com a sociedade. Há a necessidade de trazer a população para discutir esse desenvolvimento da cidade, então, é importantíssimo ter esse alinhamento. O Sebrae veio para nos dar um norte e fazer com que a gente perceba os pontos que temos em comum e, dessa maneira, estabelecermos as ações que irão ser feitas pela sociedade junto com o poder público”, esclareceu o secretário.

Durante o encontro, os interlocutores abordaram várias estratégias importantes para o desenvolvimento do município. Segundo o consultor do Sebrae/MS, Eduardo Raslan, responsável por conduzir a oficina, o diálogo trouxe iniciativas voltadas para o fomento ao empreendedorismo, apoio à agricultura familiar e a promoção de mais qualidade de vida para a população, além das áreas de tecnologia e inovação, meio ambiente e sustentabilidade, turismo, cultura e lazer.

Raslan pontua que muitas das iniciativas citadas vem de encontro a necessidade de dar suporte ao comércio e ao pequeno produtor. “No âmbito do empreendedorismo o foco foi, principalmente, em promover treinamentos e capacitações para se ter uma mão de obra qualificada, além de trazer cursos profissionalizantes para o município. Já para a agricultura familiar, pensou-se na criação de um selo voltado para identificar a origem do produto e agregar valor, além de adequar os locais para a venda como a criação e regulamentação dos espaços da feira e do mercadão municipal”, explicou o consultor.

No âmbito do turismo, foi trabalhada a regularização do Conselho de Turismo de Nova Andradina e a possibilidade de identificar atrativos e a criação de rotas turísticas. As ações elencadas como importantes pelos interlocutores do município durante a oficina resultam em um relatório que vai ser analisado por técnicos do Sebrae e, a partir dele, vai ser feito o Plano de Desenvolvimento Econômico de Nova Andradina. O documento será entregue a gestão municipal posteriormente, quando será elaborado um cronograma de execução das ações.

Cidade Empreendedora

A prefeitura de Nova Andradina aderiu pela primeira vez ao programa Cidade Empreendedora em 2021, e, junto a outros 21 municípios de Mato Grosso do Sul, recebe o acompanhamento do Sebrae por 15 meses, com ações para a transformação da economia a partir do fortalecimento dos pequenos negócios.

Entre as ações, estão desde a desburocratização de processos na abertura e alterações de empresas; incentivo às compras locais; promoção de uma cultura empreendedora e a inovação nas escolas; melhorias na sala do empreendedor; estímulo ao desenvolvimento empresarial; e formação de lideranças que exerçam uma gestão pública empreendedora.

Mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora podem ser obtidas por meio do número 0800 570 0800.