Publicado em 04/10/2019 às 08:46, Atualizado em 04/10/2019 às 12:54

Veja 4 pontos decisivos na hora de escolher uma máquina de cartão

Modelo do equipamento, taxas cobradas e bandeiras aceitas são fatores que devem influenciar a opção do empreendedor

Contábeis,
Cb image default
Divulgação

Aceitar pagamento em cartão de crédito ou débito é tão importante para o sucesso do negócio quanto escutar o que o cliente tem a dizer ou estar capacitado para oferecer um produto ou serviço. E isso pode ser traduzido em números, já que, de acordo com o Sebrae, metade dos pequenos empresários brasileiros já aceitam pagamentos em cartão.

Ninguém discorda que essa ferramenta é cada vez mais necessária para não perder a venda, porém é preciso estar atento para fazer a escolha da maquininha mais acertada e alinhada ao perfil do negócio. A decisão pelo modelo deve incluir taxas cobradas, as bandeiras aceitas, entre outros fatores. Que tal conferir agora 4 pontos decisivos antes de fazer sua escolha?

1) Pesquise o preço ou valor do aluguel da máquina

O primeiro passo é pesquisar o preço da máquina. Algumas empresas vendem o equipamento, já outras cobram pelo aluguel. São custos que pesam no dia a dia do pequeno empreendedor.

2) Observe a taxa MDR

Já notou que o termo MDR é um dos primeiros a aparecer quando um empreendedor decide adquirir uma máquina de cartão? A sigla Merchant Discount Rate significa Taxa de Administração, isto é, uma taxa percentual cobrada pelas adquirentes sobre os empreendedores em cada transação realizada na máquina de cartão, seja ela de débito ou crédito. O MDR é sempre descontado no momento de liquidação da venda ou de cada uma das parcelas.

3) Verifique o modelo

Na hora de escolher a maquinha ideal é importante ficar atento aos modelos disponíveis para cada tipo de atividade. Quem trabalha na rua como taxista, por exemplo, geralmente precisa de um modelo que ocupe pouco espaço e tenha uma boa bateria, como a GPRS ou a máquina Sem Bobina. Para os que tem loja física, tem a máquina com Bobina 3G que já vem, inclusive, com dados de chip.

De acordo o faturamento mensal com cartão, o pequeno e médio empreendedor podem escolher entre as máquinas sem bobina 3G, com bobina 3G e sem bobina GPRS.

4) Procure a opção que aceita mais bandeiras

Opte pelas máquinas que aceitem as principais bandeiras do mercado e para quem tem CNPJ ativo nas áreas de alimentação e refeição aceita os vouchers Alelo, Sodexo, Ticket e VR.