Publicado em 12/09/2025 às 10:33, Atualizado em 12/09/2025 às 10:37
Curso e plataforma de gestão financeira disponibilizados pelo Sebrae ajudam o empreendedor a organizar a gestão de pequenos negócios e promover o uso responsável de recursos
Empreendedores de pequenos negócios agora têm uma nova ferramenta para aprimorar sua gestão financeira e acessar crédito de forma responsável. O Sebrae lançou o curso online e gratuito “Planejamento Financeiro para o Crédito”, que pode ser concluído em apenas dez horas. Disponível na plataforma Planejadora Sebrae, a capacitação é dividida em três módulos e aborda desde o conhecimento das finanças empresariais até o momento ideal para solicitar crédito.
“O curso ‘Planejamento Financeiro para Acesso ao Crédito’ foi estruturado para transformar a forma como o pequeno empresário cuida do dinheiro e toma decisões importantes, inclusive na hora de buscar crédito. É um curso direto, sem enrolação, cheio de exemplos e atividades práticas que podem ser aplicadas imediatamente no negócio”, explica Sandra Alvarenga, analista de Gestão de Soluções do Sebrae e gestora da Planejadora Financeira.
Sandra Alvarenga revela que a iniciativa surgiu da percepção do Sebrae de que muitos empreendedores utilizavam a Planejadora, mas não exploravam todo o seu potencial. “Com ela, o empresário passa a enxergar melhor a realidade do seu negócio, ganha confiança para tomar decisões e aprende a planejar o uso do crédito de forma consciente”, comenta.
Um dos pontos centrais do curso é o módulo dedicado à utilização da Planejadora Sebrae. Nele, o participante aprende a preencher dados, interpretar indicadores financeiros e compreender o que essas informações revelam sobre a saúde da empresa. Tudo é apresentado em linguagem simples, com exemplos reais e exercícios práticos, facilitando a aplicação imediata da ferramenta no controle das finanças.
Experiência de Sucesso
A eficácia da Planejadora Sebrae é comprovada na experiência das empresárias Jéssica e Mariza Sousa, da padaria Delícias do Trigo, de São Bento Abade (MG). Após buscarem apoio financeiro e serem informadas sobre o Fundo de Aval às Micro e Pequenas Empresas (Fampe), elas se aproximaram do Sebrae, que introduziu a ferramenta em seu negócio.
“Em 10 anos, nunca tivemos esses números da empresa. Mudamos toda a nossa vida na padaria, passamos a controlar gastos, despesas e hoje sabemos o nosso faturamento. Controlamos tudo isso com a ajuda da Planejadora”, relata Jéssica.