Corpus Christi é feriado apenas em Campo Grande, Chapadão do Sul e Maracaju

Municípios possuem legislação municipal que regulamenta feriado nesta data

Quase tudo para, há décadas, no dia de “Corpus Christi”, que este ano cai no dia 11 de junho, a próxima quinta-feira. Mas é “dia normal” e não deve contar como feriado para funcionários de empresas que decidirem abrir na maioria expressiva dos municípios de Mato Grosso do Sul. Das 79 cidades do Estado, apenas três tem medidas legais regulamentando a data religiosa como dia de folga.

O alerta foi feito pela Fecomércio MS, que reúne os sindicatos patronais do setor. Só é feriado, conforme a entidade, em Campo Grande, Chapadão do Sul e Maracaju.

“O dia de trabalho é normal, apenas mais uma quinta feira de trabalho, exceto se, porventura, existir lei municipal determinando o contrário”, comenta o gerente de relações sindicais da Fecomércio, Fernando Camilo.

Para o restante das cidades, é dia de trabalho comum, conforme a portaria 679 de 30 de dezembro de 2019. Os governos estadual e municipal podem decretar ponto facultativo e cada empresa, pública ou privada, definir se vai ou não abrir as portas.