Obras avançam na Praça Brasil com a construção de monumento aos Ofaiés

Monumento aos índios ofaiés faz menção aos povos originários da região do Vale do Ivinhema

Cb image default
Obra conta com recursos dos governos Municipal, Estadual e Federal 

O prefeito Gilberto Garcia iniciou seu mandato herdando as obras de revitalização da Praça Brasil paralisadas e com apenas 30% de seu cronograma concluído. Entendendo que obras abandonadas significam prejuízos para os cofres públicos, consequentemente, aos contribuintes, Gilberto priorizou a retomada e conclusão dessas obras, com o objetivo de corresponder aos compromissos registrados em campanha.

Dando segmento a esta diretriz, a administração municipal articulou todas as frentes e esferas de governo para dar prosseguimento à obra da Praça Brasil, retomando a conclusão dos quiosques, instalando calhas, rufos, pisos e revestimentos, dos muros de contenções das raízes das árvores que continuarão na praça, além de concluir o maior monumento localizado na parte central do logradouro que homenageia o pantanal sul-mato-grossense.

Neste mês, foi iniciada a obra do segundo maior monumento da Nova Praça Brasil, que homenageia os índios Ofaiés, que segundo antropólogos, viveram nas terras compreendidas na margem norte do Rio Ivinhema até o Rio Pardo, território que hoje localiza-se o município de Nova Andradina. Estes monumentos, visam garantir resgate histórico e valorização cultural, que no passado foi um dos espaços urbanos mais frequentados na cidade.

Os recursos para a revitalização, foram viabilizados junto ao Governo do Estado, somados à emenda parlamentar individual do deputado federal Geraldo Resende por meio de Ministério do Turismo, além da contrapartida do Governo Municipal de Nova Andradina, que é o maior contribuinte financeiro na execução do projeto.

“A nova Praça Brasil será um espaço de encontro das nossas famílias e vai proporcionar melhor qualidade de vida, além de representar para a cidade mais um espaço de cultura e entretenimento para a população em geral. Assumimos um projeto iniciado em 2013 que se arrastou por 3 anos sem ser concluído, mas com o apoio do deputado Geraldo Resende e do Governador Reinaldo Azambuja, concluiremos a obra dentro de 4 meses, isso porque assumimos apenas 30% do projeto executado”, disse Gilberto Garcia.

A praça contará com a construção de sanitários e quiosques de 30 metros quadrados cada, instalação de luminárias, jardinagem e hidráulica. A revitalização compreenderá uma área de 9.800,00 metros quadrados e contará também com espaços de calçamento, estacionamento externo, monumentos, instalação elétrica e de bancos.

O projeto consta de piso dividido em faixas que organizam pequenos espaços de estar, bancos e canteiros verdes. Serão 2.960,00 metros quadrados de área gramada, 3.592,00 metros quadrados de passeios e áreas de lazer em blocos de concreto e cimento aplainado. De frente para o obelisco que marca o centro da cidade, também está sendo construído um monumento que possui linhas que fazem menção à bandeira brasileira. As obras de revitalização constam, ainda, do deslocamento do busto do fundador Antônio Joaquim de Moura Andrade para o centro do espelho d’água. Este monumento trata de um pórtico com um pilar central. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.