Nova Andradina sedia programação alusiva ao Dia Mundial de Conscientização Sobre o Autismo

Cb image default
Divulgação

Celebrado anualmente em 2 de abril, o Dia Mundial de Conscientização Sobre o Autismo conta com uma série de atividades programadas e já realizadas em Nova Andradina. A campanha é coordenada pela professora Alessandra Bertasi Nascimento, da UFMS, campus Nova Andradina, curso de História.

Para marcar a data, no último sábado (2), familiares se reuniram em um encontro especial. “Foi uma tarde acolhedora, alegre e divertida, muito importante para que pudéssemos nos aproximar e conhecer, estreitando os laços de relações sociais e sentimento de pertencimento a um grupo”, comentou a educadora.

Na ocasião, pais e mães relataram sobre a oportunidade de saírem com os/as filhos/as em espaço aberto e seguro para que pudessem brincar e se aproximar de outras crianças. “O primeiro momento que se sentiram acolhidos e participantes de um grupo sem a sensação de estarem sozinhos”, ressaltou Alessandra.

Cb image default
Divulgação
Cb image default
Divulgação

E, no que depender dos participantes da atividade, deverá haver outros encontros. “Eles pediram mais oportunidades e espaços como esses para poderem levar os/as filhos/as. Profissionais presentes também puderam observar comportamentos que são ganhos valiosos para a pessoa autista, como interação com pessoas da mesma faixa etária, novos laços de amizade, alegria e superação. Agradecemos a todas as instituições particulares, estaduais e municipais que apoiaram a Semana Sobre Autismo e puderam torná-la realidade”, emendou a professora.

Além da família, estiveram presentes representantes da Associação Comercial de Nova Andradina (ACINA), Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, APAE e Centro Regional de Reabilitação.

A programação alusiva à data seguiu nesta semana com duas rodas de conversa com discentes, uma na UFMS e outra na Escola Estadual Marechal Rondon. A Prefeitura também disponibilizou o Centro de Convenções Silvio Ubaldino de Sousa para um Espaço Sensorial e Interativo dedicado às crianças autistas, criado pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte, através das equipes da Fundação Nova-andradinense de Cultura (Funac) e Numesp (Núcleo Municipal de Educação Especial).

Crianças autistas podem usufruir do espaço sensorial até o final de abril, de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.