Com mais de 20 anos de experiência em tecnologia, Marcelo Siqueira ministra oficina “Design Thinking”

Evento gratuito faz parte das ações do Ecossistema de Inovação de Nova Andradina com apoio do Sebrae/MS

A metodologia de Design Thinking visa compreender a vida do consumidor para prever comportamentos e necessidades futuras. Baseado em quatro fases: imersão, ideação, prototipação e realização, o processo é centrado na interação com o cliente e na empatia identificando os problemas, desenvolvendo soluções para testá-las. Por isso, o Ecossistema de Inovação de Nova Andradina, apoiado pelo Sebrae/MS, realizou a oficina “Design Thinking com Marcelo Siqueira”, na Associação Comercial e Empresarial de Nova Andradina (ACINA).

O intuito do evento, que durou quatro horas, foi o de levar até os participantes ferramentas de criação de novos produtos, serviços, processos e resolução de problemas. Desenvolvedor há mais de 20 anos, o facilitador da oficina, Marcelo Siqueira é formado em Tecnologia da Informação, e tem um vasto currículo que vai desde MBA em Design Thinking & Gestão de Pessoas a MBA Big Data e Inteligência Competitiva

Para o Diretor-Geral do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul (IFMS), Claudio Zárate, oficinas como essa são muito importantes, pois são relacionadas com a inovação. “Quanto mais sistematizado for um processo de ideação, de tomada de decisão, de entendimento dos problemas, mais fáceis serão as soluções encontradas. Então, uma oficina como essa é essencial”, ressalta.

Trazendo para o campo empresarial, a ferramenta do design destaca-se por empregar a desejabilidade, um dos três pilares (viabilidade, praticabilidade e desejabilidade) compostos para o equilíbrio do projeto para garantir melhores soluções. Ou seja, quando se usa design em um projeto, significa que todo o trabalho é orientado pelas pessoas envolvidas naquele contexto, considerando clientes, colaboradores, usuários e outros indivíduos. Além de empreendedores, estudantes também puderam aproveitar o evento, como Gabriel Novaes, que cursa de Engenharia de Produção. “São ferramentas que eu posso aplicar melhor dentro da empresa futuramente. Também achei muito interessante, pois é um negócio que está em alta agora”, afirma.

Já para o analista-técnico do Sebrae/MS Hítalo Silva, a metodologia do Design Thinking também está nessa empregabilidade de diversos tipos de públicos. “Acredito que a oficina traz várias ferramentas que são importantes para aquelas pessoas que estão participando, para que elas possam aprender a utilizar nas suas vidas, seja na modelagem do seu negócio, na modelagem de um novo produto ou serviço. E é fundamental que haja mais oficinas como essas, porque com isso contribuímos para geração de novas ideias de negócio, de potenciais startups, e estimulamos o desenvolvimento do ecossistema de inovação dentro do município”, finaliza.

Mais informações aos empreendedores por meio da Central de Relacionamento do Sebrae, pelo número 0800 570 0800.