Copinha movimenta a economia de Nova Andradina e revela novos talentos

Veja também como ficou a classificação geral da competição, que foi realizada de 7 a 13 de janeiro

Cb image default
Divulgação

A Copa Internacional Ercílio Carreira Mendes movimentou a economia de Nova Andradina na última semana, principalmente, o comércio localizado nos bairros próximos aos alojamentos das delegações e, no período noturno, em áreas mais centrais. Além disso, revelou 29 novos talentos para grandes equipes nacionais, como Santos, Fluminense e Atlético Paranaense.

Setores ligados à gastronomia como bares, restaurantes, lanchonetes, conveniências, padarias, supermercados, sorveterias, postos de combustíveis e hotéis foram os que mais faturaram neste período em que a Cidade Sorriso recebeu mais de 1300 atletas, 231 dirigentes, comissões técnicas, pais e até torcedores que vêm para os jogos, trazendo recursos financeiros para o município.

Um dia após o encerramento da maior competição de futebol de base de Mato Grosso do Sul, a equipe de assessoria de comunicação da Prefeitura percorreu vários estabelecimentos e pode comprovar que, em alguns casos, o movimento chegou a aumentar 50% em relação a um dia normal de atendimento.

A Mercearia e Conveniência Gabriela, situada na Vila Operária, foi a responsável pela fabricação e distribuição dos pães para o café da manhã dos participantes. Todos os dias, foram servidos cerca de 2 mil pães. “Normalmente, entrego cerca de 700 por dia. Nesses dias, entreguei 3 vezes mais. Foi o melhor mês de janeiro que já tive”, declarou Benedito Pereira Filho.

Paulo Fabri, dono da Pingo Doce, padaria que fica localizada ao lado da Escola Municipal João de Lima Paes, disse que precisou deslocar duas funcionárias para o atendimento durante os dias da Copa. “O movimento teve um acréscimo muito expressivo, de pelo menos 50%. No dia a dia, fritamos salgado duas, nesses dias, a gente fritava 5 vezes e não sobrava um. Fora o pão de queijo, que não vencia. O sorvete acabou. A venda de refrigerantes e sucos também aumentou muito. E os meninos, a coordenação, todos são muito educados”, elogia o empresário, que está há nove anos no ramo.

Para ele, este é o evento que traz mais clientes a sua padaria. “Foi o melhor. Por mim, tem que fazer sempre este tipo de jogos, mais visitantes. Se não fosse isso, as vendas ficariam lá em baixo, pois a escola está de férias. Então, só tenho que comemorar”, complementa Fabri.

Tatiana Matilde Alves e seu esposo Claudinei Nascimento inauguraram a Padaria Império, próxima ao Conviver, justamente no dia em que as delegações chegaram ao município e se surpreenderam com a movimentação de atletas, que logo se tornaram seus clientes.

“Pra nós foi uma maravilha, uma benção. Às 5h30 da manhã já tinha gente aqui querendo pão, salgados e doces. Vendemos também mais de 100 litros de refrigerante, energético de frutas, sucos, bolos. Hoje, já senti falta do pessoal, todos tem uma educação fora de série, brincavam com a gente, foram sensacionais. A Prefeitura poderia trazer mais eventos como este, nossa cidade merece”, afirmou Claudinei.

Vendedor ambulante, Manoel Messias dos Santos, comercializou espetinhos de carne durante 4 dias, nas proximidades do Andradão. “Preparei cerca de 120 espetos por dia e vendi tudo em duas horas e meia de trabalho. Na feira, nos fins de semana, vendo uns 70 espetos. Num barzinho, que fico durante alguns dias, a média é de 30 a 40 diariamente. Valeu muito a pena”, comentou animado o Sr. Manoel.

Atuando no comércio de água e sucos naturais, Carlos César Elias, da empresa Planeta Água, confirmou que houve um aumento de 30 a 35% nas vendas e elogiou a iniciativa do governo municipal de trazer uma competição com projeção em todo estado.

“Em janeiro, de maneira geral, o comércio é mais parado, e este evento veio para ajudar a aquecer a economia. E o mais importante é que as pessoas que nos visitam estão enxergando Nova Andradina com outros olhos. Eu vi a TV Morena por aqui, ou seja, estão sendo vistos em todo MS. Por tudo que representa, nossa cidade merece mais eventos deste porte, que traz não apenas movimento para o comércio, mas visibilidade, convivência com pessoas de outros estados e até países. Que venha a terceira edição da Copa”.

Copa revela novos talentos para grandes times brasileiros

Um dos objetivos da Copinha é revelar novos talentos, ajudando os jovens a realizarem o sonho de se brilhar no futebol profissional.

Durante todos os dias de competição, vários observadores de grandes times brasileiros passaram pelos gramados para avaliar os atletas que vêm de vários cantos de país e da América do Sul. No total, 29 jogadores de diversas equipes e categorias foram selecionados para fazer testes em clubes como Santos Futebol Clube (SP), Atlético Paranaense (PR) e Fluminense (RJ).

Destaques e Classificação final

Duas equipes merecem destaque pelos resultados alcançados. A primeira é a Escolinha Chute Inicial, do Corinthians, que conquistou 2 títulos (categorias 2002 e 2003) e 2 vice-campeonatos (jogadores nascidos em 2004, 2005 e 2006).

A segunda equipe que mais esteve no topo do ranking de classificação é a A.G.R.E.F.U.P Metropolitano, do Paraguai. Vencedora nas categorias 2006, 2007 e 2008.

Duas escolinhas de Nova Andradina também obtiveram bons resultados na competição pela conquista do segundo lugar em suas categorias. A Escolinha Ercílio Carreira Mendes, que dá nome à Copa, ficou em segundo entre os atletas nascidos em 2002 e o Grêmio Camisa 10 Nova Andradina foi o vice-campeão na 2008.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.