Creches municipais de Nova Andradina iniciam ano letivo no dia 4 de fevereiro

Pré-escola (alunos de 4 a 5 anos) e escolas de ensino fundamental da rede municipal de ensino começam às aulas no dia 11 de fevereiro

Cb image default
Foto: João Cláudio/PMNA

O ano letivo da rede municipal de ensino terá início no dia 4 de fevereiro para as crianças matriculadas nos Centros de Educação Infantil (Ceinfs), que todos conhecem como creches. Já as aulas dos alunos da pré-escola (4 a 5 anos) e ensino fundamental (1ª a 5ª séries) começam no dia 11 de fevereiro.

O período oficial para as inscrições na educação infantil foi realizado até o dia 15 de novembro do ano passado, porém os pais que perderam esse prazo podem preencher uma ficha na Central Única de Vagas da Secretaria Municipal de Educação e aguardar o início das aulas para verificar as unidades que possuem vagas ociosas (vagas em aberto) para concorrerem às referidas vagas.

A partir dos 4 anos, a vaga é obrigatória como consta na Meta 1 do Plano Nacional de Educação e já atendida em Nova Andradina. No ensino fundamental a matrícula pode ser realizada diretamente nas unidades escolares, das 7 às 13 horas, até o dia 04 de fevereiro.

A semana que antecede a data de início das aulas é dedicada aos diretores, coordenadores, professores e supervisores das escolas, quando acontecerá o planejamento das atividades referentes ao ano escolar 2019.

Para o secretário de educação, Fábio Zanata, um planejamento escolar bem elaborado e desenvolvido com antecedência, antes da chegada dos alunos às escolas, é sem dúvida importante para o corpo docente e também para as crianças, uma vez que a organização reflete na qualidade do ensino e no desenvolvimento das diretrizes educacionais da rede municipal.

Grande Novidade: entrega de kits escolares para todos os 5800 alunos da rede municipal de ensino

Na primeira semana de aula, os alunos matriculados nas escolas municipais de educação infantil e educação fundamental terão uma surpresa muito bacana: vão ganhar materiais escolares.

A iniciativa do Governo Municipal de Nova Andradina é inédita. Serão distribuídos cerca de 5800 Kits escolares apropriados para cada etapa de ensino. O investimento é de R$ 270.000,00.

Meta é zerar fila por creches em 2019

Cerca de 200 crianças que aguardavam na fila de espera por vagas nas creches foram atendidas nos Ceinfs

O trabalho realizado pelo Governo Municipal está resolvendo demandas antigas da cidade, e atendendo necessidades diretas da população. Um exemplo é na Educação, em que, ainda este ano, a Prefeitura deve zerar a fila de espera por vagas em creches no município.

Para isso, estão sendo implantadas novas unidades, e outras estão sendo readequadas, em todas as regiões do município. Com as obras em andamento no Irman Ribeiro, a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte tem a perspectiva de superávit de vagas até o final de 2019.

“Trabalhamos para cuidar de gente, e isso também significa acolher os bebês e as crianças até 3 anos e 11 meses nas nossas creches”, assegura o prefeito Gilberto Garcia.

Até o dia 15 de novembro de 2018, cerca de 200 crianças que aguardavam na fila de espera por vagas foram atendidas pela rede municipal.

A SEMEC montou uma Central Única de Vagas e está fazendo as inscrições dos interessados em matricular seu filho nas creches municipais este ano para levantar qual a demanda existente. “Após o levantamento, vamos verificar onde existem vagas remanescentes e tentar encaixar esses alunos que estão fora da creche”, explica Zanata.

As novas matrículas para as creches começam no mês de fevereiro.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.